sexta-feira, 23 de março de 2012

AO ENTARDECER

Dia 22 de Março de 2012

Jesus disse aos judeus: “...As obras que faço dão testemunho de mim: que o Pai me enviou. E o Pai que me enviou, ele mesmo dá testemunho de mim... Eu vim em nome do Pai e não me recebestes; se um outro vem em nome próprio, a esse o recebeis. Como podeis acreditar, se buscais as honras uns dos outros e não buscais a honra que vem de Deus?...

“O evangelho de João considera que o problema devido à da cura do paralítico é tão grave (ver AO ENTARDECER de ontem), que prolonga a reflexão de Jesus, no seu conflito com os dirigentes judeus. Devido à cura de um homem que há trinta e oito anos estava enfermo e abandonado (João 5, 1-15), começou a perseguição dos dirigentes religiosos contra Jesus (João 5, 16) (...).
(...) Em que consiste esse testemunho de Deus em favor de Jesus? Não consiste no que Jesus diz, mas sim no que ele faz: as ‘obras que faço dão testemunho de mim’. Quando alguém se comporta de maneira que coloca em causa o seu nome, a sua fama, o seu prestígio, a sua respeitabilidade religiosa para aliviar o sofrimento, para dar vida, para estar do lado dos que ninguém quer, quando alguém faz tais ‘obras’, esse é o que merece crédito. Com quem assim procede está Deus”.



AO ENTARDECER… espaço de busca no final do dia, a partir de pequenos comentários do teólogo espanhol José María Castillo – http://blogs.periodistadigital.com/teologia-sin-censura.php –, sobre as propostas de Jesus. Extractos retirados do seu livro “La religión de Jesús – Comentarios al evangelio diario”, editado pela Desclée De Brouwer (Bilbao), 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário