domingo, 7 de dezembro de 2014

ESCUTAR A VIDA




Caríssimas e caríssimos,



há um ano (5 Dezembro) desapareceu da nossa presença um homem que nunca desistiu de fazer da sua vida “uma longa caminhada para a Liberdade”. Só assim se tornou um líder afável que Paula Guerreiro recorda, ao propor um excerto do filme “Invictus”, uma biografia inspiradora.

A reflexão de ESCUTAR A VIDA é, no tempo presente em que vivermos momentos de desencanto ético, um apelo ao nosso coração: sermos mulheres e homens capazes de assumir caminhos de esperança actuante para a Liberdade da Humanidade, “começando por si próprios”, como recorda o pedagogo norte-americano Blaine Lee.


Fraternalmente,

grão de mostarda

nota: a visualização das legendas do excerto do filme é possível com um clique em Detalhes; depois activar legendas em Português


A CONCIÊNCIA DA LIBERDADE




“O líder que exercita o poder com honra trabalhará de dentro para fora, começando por si próprio” Blaine Lee.


Na sociedade atual e em todas as esferas desde a empresarial à política precisamos de líderes que nos motivem que nos inspirem confiança. Líderes cujos  conhecimentos e competências se desenvolvam alinhados com valores fortes, bem definidos que possam transmitir e influenciar as equipas da sua organização. Líderes que façam despertar o que de melhor há em nós, que nos façam exceder as expectativas, que nos inspirem para a grandeza e a toda a gente que nos envolve. Líderes cujo cumprimento de valores seja a liderança baseada pelo exemplo.


Gostava de partilhar um excerto do filme “Invictus”(*) baseado numa história verídica. “Invictus” conta-nos a história inspiradora de como Nelson Mandela (Morgan Freeman) juntou forças com o capitão da selecção de rugby da África do Sul, Francois Piennar (Matt Damon), para unirem o seu país. Recentemente eleito Presidente, Mandela sabia que a nação continuava racista e economicamente dividida, fruto do Apartheid. Não é um filme recente, mas creio que altamente inspirador.




Paula Guerreiro



(*) "Invictus"  é a palavra em latim que significa invencível. Título de um famoso poema de 1875 escrito por William Henley, citado no filme.


Sem comentários:

Enviar um comentário