quinta-feira, 27 de março de 2014

PENSAMENTO EM BUSCA



“Não nos cansemos de denunciar a idolatria da riqueza, que faz consistir a grandeza da pessoa humana no ter e esquece que a verdadeira grandeza é ser. A pessoa humana não vale pelo que tem, mas pelo que é e faz.”

(De uma homilia proferida a 04/11/1979 por Óscar Romero, arcebispo da arquidiocese de San Salvador, capital de El Salvador. Defensor dos pobres e oprimidos, dos camponeses e operários, foi assassinado a 24 de março de 1980 por um comando militar quando celebrava missa na capela de um hospital oncológico.)



Foto: ©Gettyimages

grão de mostarda

quarta-feira, 26 de março de 2014

PENSAMENTO EM BUSCA



“Para que servem belas estradas e aeroportos, belos edifícios e grandes palácios, se foram construídos com o sangue de pobres que jamais vão desfrutá-los?”

(De uma homilia proferida a 15/07/1979 por Óscar Romero, arcebispo da arquidiocese de San Salvador, capital de El Salvador. Defensor dos pobres e oprimidos, dos camponeses e operários, foi assassinado a 24 de março de 1980 por um comando militar quando celebrava missa na capela de um hospital oncológico.)



grão de mostarda

quarta-feira, 19 de março de 2014

PENSAMENTO EM BUSCA



Reparaste naquele homem que incansavelmente busca pelas ruas da cidade, todos os dias, o filho toxicodependente?
Reparaste na gata que diariamente esconde as crias, para procurar comida?

Exausto, após cada dia de trabalho, aquele pai passa em revista cada beco, cada prédio abandonado, embrenha-se nos grupos que partilham seringas… Não desistiu do filho que, depois de lhe ter vendido alguns bens, desapareceu há anos de casa sem deixar rasto.
Por entre uns arbustos, a gata esconde cuidadosamente os filhotes; pega-os um a um pela boca, para os resguardar, enquanto vasculha caixotes do lixo…

Ambos, o homem e a gata com listras amarelas, vivem um fecundo DESPOJAMENTO…






grão de mostarda 

terça-feira, 4 de março de 2014

PENSAMENTO EM BUSCA



“Dizem-nos que o que conta nos nossos atos é a intenção. (…) Não são as intenções que revelam os atos, são os atos que revelam as intenções. Seremos sempre reconhecidos pelos frutos; uma boa árvore nunca produzirá maus frutos.” Jean Cardonnel (*), “Deus toma partido”, Paisagem, Porto, 1971




(*) presbítero católico francês (1921-2009)

grão de mostarda 

segunda-feira, 3 de março de 2014

PENSAMENTO EM BUSCA



“Só as mãos nuas são livres para o gesto de amizade; pode-se saudar mundanamente, automaticamente, mas não se pode apertar, cordialmente, mãos pesadas pela volúpia, a fortuna ou o poder. (…) É preciso nada possuir para ser livre em relação a tudo.” Jean Cardonnel (*), “Deus toma partido”, Paisagem, Porto, 1971




(*) presbítero católico francês (1921-2009)

grão de mostarda