domingo, 17 de fevereiro de 2013

ESCUTAR O AMOR




…EM NOME DE DEUS 

Funeral de Suhaib Hijazi e do seu irmão Muhammad mortos em Gaza, em consequência da destruição causada por míssil israelita, em 20 Novembro de 2012.

“Deus? Sim, digo, esta palavra é, de entre todas as palavras humanas, a que suporta a carga mais pesada. Nenhuma delas foi tão manipulada nem tão violada… Diferentes gerações humanas destroçaram esta palavra com as suas divisões religiosas; por ela mataram e morreram… Onde poderia encontrar eu uma palavra melhor para descrever o mais sublime?” (Martin Buber*, “Eclipse de Dios”, Sígueme, Salamanca, 2003) 

(Deus disse:) ”Pode uma mãe esquecer o seu bebé, deixar de querer o filho das suas entranhas? Pois, ainda que ela se esqueça, eu não te esquecerei…” (ver Isaías**, 49, 15)

“Não posso responder nada àqueles que dizem: ‘Há demasiado mal no mundo para que eu possa acreditar em Deus.’ O único poder de Deus é o amor desarmado. Deus não quer o nosso sofrimento. De todo-poderoso, Deus torna-se ‘todo-amoroso’. Deus não tem nenhum outro poder para além de amar e de nos dirigir, quando sofremos, uma palavra de auxílio. O que é difícil para nós é poder ouvi-la.” (Paul Ricoeur***, “Panorama”, Janeiro 1999)




A FOTO DE PAUL HANSEN, GANHOU O WORLD PRESS PHOTO 2013

* Martin Buber, filósofo judeu. Nasceu Viena (1878). Conseguiu ao regime de Hitler e morre em Jerusalém (1965)
** Isaías, profeta judeu entre 740-698 aC
*** Paul Ricoeur, filósofo francês (1913-2005)

grão de mostarda

Sem comentários:

Enviar um comentário