domingo, 3 de novembro de 2013

ESCUTAR A VIDA



Caríssimas e caríssimos,

como esquecemos tão facilmente o assombro que é o “estarmos a viver”? E quantas vezes permitimos que pequenas dificuldades do quotidiano nos retirem a consciência da gratuidade da vida? Estas interrogações tomaram conta dos nossos corações quando chegou à comunidade o mail de uma amiga a convidar-nos a ler o «processo de luta» da Susana Monteiro, escrito na primeira pessoa.

Não conhecemos a Susana Monteiro; foi-nos apresentada, através deste seu texto, pela Emília Pinto, que integra a equipa de amigos que escreve no grão de mostarda, e que em comum vive o mesmo problema de saúde da Susana. 

“Todas as experiências são válidas e importantes, só temos que aprender a tirar o melhor partido delas.” A frase expressa o mais profundo do caminho que a Susana realizou na descoberta do essencial da vida… porque o AMOR esteve/está sempre presente. (ver ANEXO)

Fraternalmente, 

grão de mostarda

Uma verdadeira boa notícia!



A minha experiência e o meu sentimento deviam ser iguais ao de milhões de pessoas que passam por situações semelhantes. Depois do primeiro diagnóstico, em 2002, – tensão ocular alta- Glaucoma bilateral congénito – pensei, comigo vai SER DIFERENTE. Eu não faço mal a ninguém, faço a minha vida e não prejudico os outros, não há motivos para que o pior me aconteça: a cegueira. Mas não foi assim! A partir de 2009 tudo se começou a desenrolar e as dificuldades causadas pela baixa visão começaram a bater à porta…

Depois de muitas cirurgias e de muitas medicações, depois de muitas opiniões, umas mais esclarecedoras do que outras. Depois de muita angustia, depois da rejeição, depois do sentimento de incapacidade e inutilidade, depois do porque a mim, depois de não ter força/coragem para abrir os olhos de manhã e encarar mais um dia, de toda a gente ter uma “vida normal”, ter um trabalho, ser autónomo e independente e eu não. Depois da discriminação/rejeição do estorvo, da preguiça e do “encosta para o lado” no trabalho: sim porque apesar de tanto se falar em integração, em igualdade eu senti a discriminação e senti-me um problema que tinha que ser resolvido a todo o custo. Depois de vermos toda a nossa vida e tudo aquilo que tínhamos conquistado a fugir-nos por entre os dedos por CULPA de uma doença que não tem cura e que é difícil de controlar. Depois de muito choro, depois de muita revolta, depois da incompreensão de alguns familiares e conhecidos (que preferem meter a cabeça na areia e fazer de conta que o problema não existe para não serem ou não se sentirem incomodados; sim porque é sempre mais agradável desfrutar de coisas boas do que partilhar momentos maus). Depois da pena por nós próprios e da pena dos outros. Depois de me sentir incompreendida, de bater no fundo do poço e não saber qual o rumo a seguir, depois de anos de sofrimento, dias e dias à espera de um “milagre” e à procura de respostas e soluções que não chegam…

Depois de tantos depois… aprendi (com ajuda psicológica) a aceitar aquilo que a vida nos dá e aquilo que a vida nos tira. Seja bom, seja mau. Todas as experiências são válidas e importantes, só temos que aprender a tirar o melhor partido delas. Mas não foi sozinha que o consegui. Nesta luta tive e tenho a melhor pessoa do mundo a meu lado. O meu MARIDO. Sempre me apoiou, sempre me acolheu, sempre me abraçou quando eu chorei, quando eu me revoltei, quando eu o questionei porque estava comigo. Sempre tive a mesma resposta: “Amo-te; e ouças o que ouvires gosto de ti como tu és”. Só encontro uma explicação: uma infinita capacidade de amar e de aceitar a vida como ela é.

Também contei com o apoio dos AMIGOS, poucos mas bons. E de amigos dos meus amigos. Pessoas que me levaram pela mão e que me deram a conhecer a possibilidade e as potencialidades da reabilitação, que me apresentaram a ACAPO e o trabalho fantástico e integrador que é desenvolvido por todas as pessoas que fazem parte desta Associação. 

Embora precisasse desta ajuda há já algum tempo, só há relativamente pouco tempo fui capaz de dar o passo e entrar neste mundo. Tão desconhecido, tão assustador e ao mesmo tempo tão revelador das capacidades e da verdadeira essência do ser humano. Embora seja dos órgãos dos sentidos o mais importante, pois é aquele que nos dá mais informação do mundo que nos rodeia, temos que aceitar e aprender a prescindir dele. Esta nova fase da minha vida leva-me à conclusão que o ser humano não é só olhos. Funciona como um todo, e quando alguma parte falha as outras reestruturam-se, adaptam-se e compensam a "peça" que falhou. 

A 19 de Março de 2013 (um dia importante para mim, não só por ser o Dia do Pai, mas também por ser o dia de anos do meu Pai já falecido) deu-se o primeiro contato, senti que estava a dar o primeiro passo para a mudança, que começava a ter força para lutar e trilhar um caminho na minha vida. Neste primeiro encontro, senti logo que falávamos a mesma língua, senti-me compreendida, finalmente fui capaz de sentir que fazia parte daquele mundo. Senti-me integrada e senti vontade de começar a reabilitação. Mas esta vontade veio de dentro para fora, depois da fase da revolta e da rejeição. Não vale a pena os outros dizerem que temos de ir, se nós não o sentimos e não o queremos sentir.

Estou a reaprender a viver, a redescobrir o mundo que me rodeia, a conhecer-me e a conhecer as minhas capacidades. Estou a aprender a aceitar e a lidar com a minha limitação. Não é fácil, é um caminho difícil, mas todos os dias quero acreditar que vou ser capaz de enfrentar os meus medos e as minhas angústias. Cada dia é mais um dia de luta, mais um dia que fui capaz de enfrentar e de ultrapassar as contrariedades que a vida me põe. Quero ser feliz e vou conquistar a minha felicidade, minuto a minuto, hora a hora, dia a dia. Hoje em dia o meu lema é viver um dia de cada vez, sem pressas, sem planos a longo prazo. Tento desfrutar das coisas boas da vida e remover as pedras, os penedos que a vida põe no meu caminho. Estou a lutar o melhor que sei e que sou capaz…

Susana Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário