domingo, 11 de outubro de 2015

ESCUTAR O AMOR



“Jesus disse: um homem foi assaltado, ficando estendido na estrada como morto… Um outro homem que passava por ali, tratou-lhe das feridas e levou-o até uma pousada. No dia seguinte, entregou algum dinheiro ao dono da estalagem e pediu-lhe: “CUIDA-ME DELE, que quando regressar pagarei o que gastaste a mais…” (ver Lucas 10, 25-37)

A expressão usada pelo homem que recolheu o assaltado [o samaritano] só pode ser assim traduzida: “CUIDAMO-LO”. Como salienta Mari Paz López Santos, o termo utilizado pelo samaritano significa que ele entrega ao hospedeiro “alguém que reconhece como seu. Este prenome pessoal, integrado na palavra que expressa atenção ao outro, intensifica a compreensão do compromisso que assumiu (…). Este termo compreende-se quando se fala de alguém da própria família ou de um amigo muito chegado. Não é normal para quem se encontra na margem do caminho, maltratado e abandonado (...) ”.
Ao referir-se assim ao homem que socorreu, o samaritano revela “a Misericórdia que está a actuar na primeira pessoa”. (1)

(1) Agradecemos a Mari Paz López Santos por ter iluminado o ESCUTAR O AMOR… de hoje com a sua reflexão ¡CUÍDAMELO! ver: https://eclesalia.wordpress.com/2015/10/09/cuidamelo/





Sem comentários:

Enviar um comentário