segunda-feira, 2 de março de 2015

ESCUTAR A VIDA



Caríssimas e caríssimos,

uma “boa notícia”, é o que nos oferece nesta semana Paula Guerreiro. A sua reflexão ESCUTAR A VIDA abre-nos o espaço da intimidade afável e compassiva de uma família inteira para com um dos seus membros com doença de Alzheimer.

O sofrimento e a dor não podem, em si mesmos, ser considerados vias de “regeneração” ou de “elevação” pessoal ou espiritual. Mas a fragilidade e as situações limite de cada uma e cada um de nós podem suscitar o (re)encontro com o mais profundo do coração humano: a bondade, a bondade nascida de uma gratuidade absoluta…

O irmão Roger de Taizé ressaltava sempre que Deus, ao procurar-nos, não descobre um monte de escolhos, mas “encontra em nós a beleza profunda da alma humana”. É precisamente o que, na sua reflexão ESCUTAR A VIDA, Paula Guerreiro nos desvela: “a manifestação de um Amor maior.”

Fraternalmente,

grão de mostarda


A BELEZA PROFUNDA DO SER HUMANO


Um olhar vazio, neutro, parado e apático. É este o espelho do teu rosto. É esta a tua expressão. Há muito que o Alzheimer tomou conta de ti, da tua mente e do teu corpo. Já não conheces os teus filhos, os netos, a tua família ou os teus amigos. Já não te reconheces. Mas sabes, a tua família conhece-te e lá em casa tu contas: és a mãe, és a avó e és a amiga que está presente. Há gestos bonitos de se ver… 

Não entra ninguém em casa que não te cumprimente e se envolva contigo em manifestações de carinho. Não sai ninguém de casa, sem primeiro, chamar pelo teu nome e despedir-se de ti. Todos te tratam com um respeito e uma dignidade humana comovente. A vida é reorganizada em função dos cuidados a ter contigo. Não tens autonomia para as coisas mais básicas e elementares do dia-a-dia, seja para cuidar da higiene pessoal, para te vestires ou te alimentares. Porém, todos se ocupam de ti com uma preocupação constante para que te sintas confortável. 

As limitações são imensas. A capacidade de locomoção é nula. A comunicação é inviável. Da tua boca não sai uma palavra. Mas sabes, os que te amam continuam a interpelar-te. Basta encostar o rosto aos teus lábios que se recebe um beijo. É espantosa a tua expressão, tão doce e serena. Não dizes se tens frio ou calor, se tens fome ou sede ou se estás triste. Mas sabes, por vezes recebe-se um sorriso teu. O beijo, o sorriso têm sabor a milagre e nem imaginas a festa que é quando isto acontece.

Conheço muito bem o seio familiar que acabo de retratar o cuidado, o carinho, a dedicação e o empenho que esta família coloca no bem-estar da doente. A família devolve-lhe a dignidade que a doença lhe retirou. É admirável e louvável. É a manifestação de um Amor maior, gerado no seio do amor familiar.  É uma Bênção e uma Graça compreender e ver a presença deste Amor. É o evangelho a acontecer, uma boa notícia.

Paula Guerreiro


Sem comentários:

Enviar um comentário