terça-feira, 25 de dezembro de 2012

ESCUTAR A VIDA



Caríssimas e caríssimos,
 
nesta semana, Emília Pinto evoca, ao jeito parabólico do evangelho, o sal e o fermento para nos propor a “descoberta dos ingredientes que dão um gosto especial e um aroma fresco e perfumado à nossa vida”. Porque, neles está “o segredo da felicidade”… (ver ANEXO).

Com estima fraterna,

grão de mostarda


O segredo da felicidade


Às vezes avaliamos a felicidade pelo aparato e grandeza das coisas. Iludimo-nos facilmente com o que os olhos da cara vêem e não nos damos conta que, a maior parte das vezes,  esses olhos só conseguem ver o que fica na casca dos acontecimentos e não alcançam o delicioso sabor do miolo.  

É um dom precioso quando conseguimos sentir o gozo do sucesso nas coisas mais simples da vida, coisas que  só os olhos do coração vêem e desfrutam… Isto é possível quando nos dispomos a caminhar num crescimento de Fé e Esperança que nos vai moldando na passagem do homem velho para o homem novo. O nosso coração vai ganhando espaço na descoberta dos ingredientes que dão um gosto especial e um aroma fresco e perfumado à nossa vida. 

Há dias, a cozinhar, dei por mim a pensar no milagre do sal, um ingrediente que depois de utilizado, não se vê, mas sem o qual a comida não teria sabor nenhum. Assim é a vida quando não a saboreamos no invisível das coisas… Da mesma forma pensei no fermento que usamos para fazer crescer o pão e os bolos… assim é o nosso coração quando cresce de tanta alegria, quando conseguimos ver e sentir a abundância no essencial.
A nossa felicidade para fazer sentido depende muito da descoberta deste segredo, senão fica sem graça nenhuma e acaba numa monotonia. Ficamos facilmente deprimidos porque andamos sempre à procura de algo exterior para preencher os nossos vazios.

"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente para saberdes discernir, segundo a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe é agradável, o que é perfeito." (S. Paulo, Carta aos Romanos 2, 3).

Um abraço a todos e sejam felizes!

Emília Pinto, cristã

Sem comentários:

Enviar um comentário