domingo, 3 de março de 2013

ESCUTAR A VIDA



Caríssimas e caríssimos, 

Nesta semana escutamos a vida a partir de um “emprestar de olhos”: os olhos do coração e os da visão…  (ver ANEXO)

A partir da reflexão de Emília Pinto, interrogamo-nos sobre as nossas decisões que, no quotidiano, nos impedem de emprestar o nosso olhar a quem deseja VER... A quem deseja VER um sopro de confiança no seu ESCUTAR A VIDA. 

Com estima fraterna,

grão de mostarda
 

Olhos emprestados
 

“Eu empresto-lhe os meus olhos e ele empresta-me os braços”. Ouvi esta expressão de uma minha amiga que tem o marido cego, depois de eu lhe ter perguntado se o marido gostou da noite de poesia da qual tínhamos desfrutado juntos (*). Nessa noite, a acompanhar a recitação dos textos, havia uma dinâmica a propósito do tema que o enriquecia ainda mais! Dava para sentir o empenho e o trabalho de quem preparou com muito carinho. Mas… 

Nem todos podem ver o fruto destas coisas com os seus próprios olhos a não ser que lhos emprestem. Eu explico: a minha amiga tem sempre o cuidado de transmitir por audiodescrição tudo o que se vai passando nestes e noutros contextos e assim, o marido vai imaginando e acompanhando tudo ao seu jeito deliciando-se da mesma maneira que os outros. São estes olhos que lhes são emprestados e foram estes olhos que o fizeram regressar a casa feliz, contente e com vontade de voltar.   

Graças a Deus vamos tendo estes exemplos que nos podem ajudar a estar mais atentos, despertos em gestos simples e essenciais para o outro. 

Gestos que podem evitar a ansiedade e até um certo desconforto de quem é cego ou amblíope. Coisas com as quais muitas vezes não estamos sensibilizados por desconhecer a verdadeira realidade dos obstáculos que criamos sem saber. Surpresas desagradáveis como, por exemplo, mudar o cenário a um espaço (que porventura já é bem conhecido por essas pessoas) e apagarem as luzes antes de lhes darem a oportunidade de o explorar antes. Claro que a questão da luz é indiferente para os cegos, mas para quem ainda vê alguma coisa faz toda a diferença.

Isto são apenas alguns exemplos de pequenos porMENORES que se tornam porMAIORES na vida destas pessoas. 

 Obrigada amiga por me proporcionares esta reflexão para esta semana no “Escutar a vida”. Vamos assim caminhando de mãos dadas e aprendendo a usar melhor os “óculos do amor”.

Emília Pinto

 (*) “Estéticas da Fé - Poesias do Pão” promovida pelo Centro de Espiritualidade Redentorista, no passado dia 23 de Fevereiro.
Ver: http://ceredentorista.blogspot.pt/2012/07/poesias-do-pao.html

Sem comentários:

Enviar um comentário