domingo, 31 de agosto de 2014

ESCUTAR A VIDA



Caríssimas e caríssimos,

“A confiança de coração fortalece-se em nós quando permitimos que impregne as nossas vidas: quando não respondemos demasiado depressa a uma palavra que nos magoou, quando nos recusamos a acusar todo um povo por algo que apenas uma parte faz, quando permanecemos próximos de um doente mesmo se não o podemos ajudar” (*).

Os PENSAMENTOS EM BUSCA desta semana foram inspirados em reflexões sobre a confiança, escritas pelo irmão Roger, fundador da Comunidade de Taizé, e do qual se recordou, no dia 16, a sua morte violenta há nove anos. As palavras do irmão Aloïs, acima citadas e proferidas naquela ocasião, ajudam-nos a integrar os diferentes momentos da vida, quando construímos o nosso SER na confiança no amor incondicional.

(*) Irmão Aloïs, “Em memória do irmão Roger”:


Fraternalmente,
grão de mostarda


FERMENTO DE PAZ…


As actuais situações de conflito no Mundo repercutem o “ambiente” dos corações daqueles que lhes dão origem. As crueldades vividas entre a Ucrânia e a Rússia; Gaza e Israel; Síria, Iraque e “Estado Islâmico” tornam a vida das suas populações num “tempo de crueldade”.

Os nossos corações estremecem perante o recrudescer da desumanização e conivências da comunidade internacional... Quem vende as armas, quer seja aos Estados internacionalmente reconhecidos quer aos grupos de sublevação? Sabemos que o armamento utilizado nos diversos conflitos não se adquire num qualquer “mercado de flores”; o seu transporte, uso e manutenção exigem um conjunto de logísticas e de conhecimentos, só possíveis as estruturas organizadas.

Quem subvenciona financeiramente todos estes conflitos? A quem interessa a implantação de toda a estrutura de recuperação das zonas destruídas? No fundo, que interesses económicos submetem tantas populações indefesas a uma inominável iniquidade?

“Sentimo-nos desconcertados pelas violências e catástrofes no mundo”, afirmou o irmão Aloïs na sua reflexão do passado dia 14, a propósito dos conflitos na Ucrânia, no Iraque, na Palestina e noutros locais, acentuando: “No entanto, não estamos condenados à passividade.”

Gesto animador desta proposta foi o da própria Comunidade de Taizé ao reunir cristãos ortodoxos russos e ucranianos no passado dia 21, e que diante dos milhares de jovens reunidos na reflexão da noite expressaram as suas experiências (1). 

Também os nossos corações não podem deixar-se submergir pela indiferença... Como construir um ambiente de paz? 

“Comecemos em pequenos grupos, nos locais onde vivemos, nos locais aonde somos enviados. Saibamos que a eficácia durável não parte de uma acção espectacular (…)”, sugere o irmão Aloïs, recordando palavras de um cristão ortodoxo, Serafim de Sarov: “Adquire a paz e uma multidão à tua volta há-de encontrá-la também.” 

Somente nos é pedido que sejamos fermento de paz…


grão de mostarda


Sem comentários:

Enviar um comentário