terça-feira, 12 de maio de 2015

PENSAMENTO EM BUSCA



Irmão Roger (12 Maio 1915- 16 Agosto 2005)

“Para que se erga confiança na Terra, importa começar por nós mesmos: caminhar com um coração reconciliado, viver em paz com os que nos rodeiam.

A paz na Terra prepara-se na medida em que cada um ousa interrogar-se: estarei disposto a procurar a paz interior, pronto para avançar desinteressadamente?

(…)

Cristo não veio à Terra para criar uma nova religião, mas para oferecer a todos uma comunhão com Deus. Os seus discípulos são chamados a ser um humilde fermento de confiança e de paz na humanidade….”

“Viver para amar – Palavras escolhidas”, Paulinas, 2010

Nascido na Suíça numa família de tradição protestante, Roger Schutz decide, em Agosto de 1940, instalar-se na aldeia de Taizé, situada na zona francesa ainda não ocupada pela tropa de Hitler, para acolher refugiados… Em 1949 os sete primeiros irmãos, todos eles protestantes, comprometem-se a viver comunitariamente. Actualmente, originários de diversas tradições cristãs e de diferentes continentes, os cerca de 100 irmãos de Taizé não renunciam às suas “famílias espirituais”, como o irmão Roger gostava de denominar as igrejas cristãs. Estão presentes no Brasil, no Bangladesh, no Senegal, no Quénia e na Coreia do Sul. O sucessor do irmão Roger no cargo de “servidor da comunidade” é o irmão Aloïs, um católico nascido em Estugarda, em 1954.




grão de mostarda  

Sem comentários:

Enviar um comentário