AO ENTARDECER

DIA 12 DE JANEIRO DE 2012

Aproximou-se de Jesus um leproso suplicando-lhe: “Se quiseres, podes limpar-me”. Sentindo compaixão, estendeu-lhe a mão, tocando-lhe disse: “Quero, fica limpo”… Quando se viu limpo, o homem começou a contar a todos o que lhe tinha acontecido, de modo que Jesus deixou de poder de entrar nas povoações, tendo de permanecer em descampados, aonde as pessoas o procuravam. (ver Marcos 1, 40-45)

“A lepra era uma das doenças mais detestadas na Antiguidade. (…) E quem dela sofresse era, de resto, considerado religiosamente ‘impuro’ (…).
Neste relato, o leproso ‘aproxima-se’ de Jesus, o que era proibido pela lei religiosa. E Jesus ‘toca’ no leproso, o que também estava proibido (…).
A consequência de tudo isto, para Jesus, foi terrível: o relato termina dizendo que Jesus não podia entrar já nas povoações (…). Jesus não se limitava a ‘ajudar’ quem sofria. Jesus ‘identificava-se’ com aqueles que sofriam… 



Ao ENTARDECER… espaço de busca no final do dia, a partir de pequenos comentários do teólogo espanhol José María Castillo – http://blogs.periodistadigital.com/teologia-sin-censura.php –, sobre as propostas de Jesus. Extractos retirados do seu livro “La religión de Jesús”, editado pela Desclée De Brouwer (Bilbao).