domingo, 6 de julho de 2014

ESCUTAR A VIDA



Caríssimas e caríssimos,

Paulo França traz-nos uma reflexão sobre o corpo. Quando nos remete para as vantagens de “correr, caminhar e apanhar sol”, enquanto exercício para vivermos melhor, está, no fundo, a conduzir-nos para importância que o corpo assume na totalidade do nosso SER.

O bem-estar que todas e todos desejamos, a nossa harmonia de vida decorrem também do nosso relacionamento com o corpo: “É no corpo que passamos por todas as experiências importantes” recorda-nos, em “O livro das respostas”, o monge beneditino Anselm Grün. A vulnerabilidade do nosso corpo estará sempre presente, mas não é nela que nos devemos fixar… Paulo França anota que a nossa autoconfiança amplia-se em resultado do equilíbrio que a atividade física nos concede…

Fraternalmente,

grão de mostarda


DA HARMONIA DO CORPO


Correr, caminhar, apanhar sol (o quanto baste), andar de bicicleta faz-nos perder calorias, trabalhar os músculos, mas também ajuda a manter o cérebro saudável. 

Assim se evita os temidos problemas de raciocínio, memória e de compreensão, retardando o envelhecimento físico e mental. A atividade física estimula a produção de novas células cerebrais, devido ao aumento do fluxo sanguíneo, reduzindo o stress. Melhora o humor e previne a depressão, através da libertação de endorfinas que podem ter um efeito até doze horas após a atividade física. 

Não custa nada, ao contrário do ginásio… Se fizermos atividade física nas quatro estações do ano, ficamos imunoprotegidos de problemas como gripes e constipações. Viveremos melhor em termos intrapessoais e mais competentes interpessoalmente, assim como aumentamos e mantemos a nossa autoconfiança e autoestima. E assim ficamos mais fortes para enfrentar a vida nos seus mais diversos desafios pessoais, sociais, etc. Não esqueçamos que uma alimentação saudável (que não seja em excesso) pode também ajudar muito ao nosso sucesso, a uma vida mais feliz.

Paulo França

E relembramos…

NOVAS ALTERNATIVAS EM TEMPOS DE MUDANÇA

é o tema do Encontro de Verão grão de mostarda, que terá lugar a 12 de julho (próximo sábado), para conhecermos e partilharmos experiências concretas de pessoas que abriram o coração à realidade do momento atual.

Paula Vieira deu corpo, em 2003, à iniciativa designada por Projecto SA, em Braga. Inicialmente a sua dinâmica dirigia-se particularmente ao apoio a imigrantes ilegais e aos sem-abrigo da cidade; atualmente, entre outras dimensões do Projecto SA, sublinhamos o apoio a doentes crónicos e a famílias com problemáticas diversas.
O Projecto SA vai iniciar em Setembro, num espaço próprio, formações gratuitas de caráter prático, promovendo hábitos de uma poupança doméstica e a transição para práticas e estilos de vida sustentáveis e mais saudáveis.

Natalia e Breo Fernández são dois jovens membros fundadores de uma inovadora cooperativa de consumidores em Santiago de Compostela, na Galiza. A sua singularidade está na criação de alternativas de ética, não apenas no que se refere ao atual modelo de consumo, mas também na qualidade dos produtos. Não tendo apenas como objetivo o lucro, possibilita a criação de redes solidárias entre produtores e clientes.
Este casal, além da vida profissional, integra ainda a ARELA, uma associação galega de matriz cristã que desenvolve a sua ação na denúncia de injustiças, como “o consumismo e as diferentes formas de exploração.”

PLANO DO ENCONTRO

Acolhimento – 9,30h

Escutar a palavra…
Paula, Natalia e Breo – 10h

Almoço – 13,30h

Despertar a palavra…
diálogo e partilha de experiências – 16h

Despedida…
merenda – 18h

LOCAL: Forjães (concelho de Esposende) – Rua da Feitelha, 247 (casa de madeira)

ACESSOS: EN103 (Braga-Viana do Castelo) e A28 (também designada IC1 em alguns acessos, a partir do Porto; SAÍDA: vindo de Sul: imediatamente depois de Antas, sair na indicação para Amorosa, Chafé, Braga, Barcelos. Na rotunda, seguir direção de Braga/Barcelos. Nunca mudando de sentido nas rotundas seguintes, encontra-se a placa Forjães. Depois de passar a ponte sobre o Neiva, em frente da casa cor-de-rosa (à esquerda) virar à direita e, logo, à esquerda é a R. da Feitelha.

NOTA: Para facilitar a organização do almoço, solicita-se inscrição (por mail ou telefone) até dia 9.
 Quem desejar pernoitar de 11 (sexta) para 12 (sábado) ou permanecer de 12 (sábado) para 13 (domingo), informar até dia 9.

Também há disponibilidade de alojamento (e transporte) em Braga e na região do Porto (cerca de 40m. de carro, até Forjães).

Telfs: (00351)253 193 543; 96 410 9037; 96 533 6325

Fraternalmente,
grão de mostarda




Sem comentários:

Enviar um comentário