quarta-feira, 26 de setembro de 2012

AO ENTARDECER



Jesus deu aos Doze poder e autoridade sobre os demónios e para curar enfermidades e logo os enviou a proclamar o Reino de Deus e a curar os doentes, dizendo-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem bastão nem sacola, nem pão nem dinheiro, nem tão pouco duas túnicas... Eles se puseram a caminho e foram de aldeia em aldeia, anunciando a Boa Nova e curando por toda a parte. (ver Lucas 9, 1-6)

“O que este relato destaca primeiramente é que Jesus toma verdadeiramente a sério o sofrimento humano. É o que mais se ressalta neste evangelho. Jesus dá aos Doze ‘poder’ e ‘autoridade’. Para quê? Sobretudo, para expulsar demónios e curar doentes, facto que se diz duas vezes. Tudo isto relacionado com a proclamação do Reino de Deus. Portanto, Jesus entende a missão dos Doze como missão para remediar males e tornar mais feliz a vida (...). 

Jesus não está contra o progresso económico. Não pode estar. Mas Jesus não que os seus apóstolos se sirvam do dinheiro para ‘fazer apostolado’. A missão que Jesus deseja faz-se com humanidade, bondade, tolerância, carinho. É com isto que Jesus deseja que se anuncie o Reino.”

AO ENTARDECER… espaço de busca no final do dia, a partir de pequenos comentários do teólogo espanhol José María Castillo sobre as propostas de Jesus – http://blogs.periodistadigital.com/teologia-sin-censura.php. Os extractos dos comentários são retirados do seu livro “La religión de Jesús – Comentarios al evangelio diario”, editado pela Desclée De Brouwer (Bilbao), 2011.




grão de mostarda
 

Sem comentários:

Enviar um comentário