domingo, 12 de maio de 2013

ESCUTAR A VIDA



Caríssimas e caríssimos,

abrir-nos aos outros é a proposta de reflexão que nos faz Emília Pinto de um jeito original – uma experiência comunitária, organizada recentemente pelos jovens ligados à congregação dos padres Redentoristas, convoca-nos a não nos tornarmos indiferentes às diferenças, perante tantas “Chinas” aqui tão perto… (ver ANEXO)

Fraternalmente,
grão de mostarda

LA CINA STA VICINA! 




No sábado passado, dia 4 de Maio, muitos de nós tivemos o privilégio de nos deliciar com uma “viagem” a Itália. Como podem ver através deste pequeno vídeo, trata-se da iniciativa de um grupo de Jovens Redentoristas que com trabalho e empenho na organização, nos deram a conhecer as origens desta FAMÍLIA de irmãos cuja sua missão é proclamar a Boa Notícia de Jesus de Nazaré.




VER: https://www.facebook.com/video/embed?video_id=411132685650665" width="640" height="480" frameborder="0"></iframe


Isto foi passado no Parque da Lavandeira, um parque lindíssimo aqui em Gaia. Com todas as condições e espaço verde dividimo-nos em grupos e escolhemos para onde queríamos ir, se para Scala ou Napoli (Nápoles). Em Napoli poderíamos seguir em direção ao centro ou ao porto. O centro de Napoli é conhecido pelos bailes, banquetes, poder, influências, por um lugar de encontro. O porto de Nápoles é um lugar de negócios e trabalhos forçados, o poiso de escravos, bêbados, prostitutas e ladrões. Em Scala podíamos ir para Cionari ou Tramonti. Ciorani é um lugar de cruzamento, comunidade, acolhimento e missão. Tramonti é um lugar de humor, alegria e simplicidade, de conversão fundamental e de anúncio explícito.


Em cada lugar era representado pelos Jovens Redentoristas um acontecimento da época. E isso envolvia-nos a todos numa atividade de reflexão de acordo com o tema.


Foi muito bom! Cada um experimentou e acolheu a MENSAGEM como é capaz na simplicidade do seu coração. Para além do reconhecimento deste caminho que só me enriqueceu e me envaideceu por me sentir cada vez mais pertença desta grande Família e que não pára de crescer; para mim o importante foi o tomar maior consciência do significado da LA CINA STA VICINA! Ou seja, a China está perto. Foi ISTO que me fez e faz refletir. São tantas as Chinas aqui tão perto de nós que precisamos descobrir e conhecer… É só estarmos atentos ao vizinho do lado por quem passámos na rua, por quem nos grita tantas vezes em silêncio por um olhar, um encontro face a face, um sorriso, uma palavra, um gesto de carinho, um abraço, uns OUVIDOS, uma mão estendida, um convite à nossa mesa. Tantas Chinas aqui tão perto de nós e nós muitas vezes tão cegos. Tantas vezes nos tornamos indiferentes às diferenças… 


A minha proposta desta vez na reflexão deste ESCUTAR A VIDA, é abrirmo-nos aos outros, darmos as mãos e tentarmos vencer as indiferenças.


Emília Pinto






Sem comentários:

Enviar um comentário