segunda-feira, 5 de novembro de 2012

AO ENTARDECER



Jesus disse a um dos fariseus que o convidou: “Quando ofereceres um almoço ou um jantar, não convides os teus amigos nem os teus irmãos nem os teus parentes ou vizinhos ricos; eles acabaram por corresponder-te, convidando-te e acabarás compensado. Quando ofereceres um banquete, convida os pobres, os coxos, os estropiados e os cegos; ditoso és tu, porque não te podem pagar…” (ver Lucas 14, 12-14)

“ (…) Na vida, actuamos mais por interesse que por generosidade (…).
Convidar para um banquete, para um jantar, é partilhar a comida e a bebida. É, portanto, partilhar as fontes da vida e da alegria. Mas fazer isso, não porque se deseja compartilhar a vida com o outro, mas porque se deseja obter alguma coisa (um favor, um negócio…), isso é cinismo puro e duro (…).
Por isso é tão raro ver alguém que convide para a sua mesa os ‘os pobres, os estropiados, os coxos e os cegos’ (…).”


AO ENTARDECER… espaço de busca no final do dia, a partir de pequenos comentários do teólogo espanhol José María Castillo sobre as propostas de Jesus – http://blogs.periodistadigital.com/teologia-sin-censura.php. Os extractos dos comentários são retirados do seu livro “La religión de Jesús – Comentarios al evangelio diario”, editado pela Desclée De Brouwer (Bilbao), 2011.



grão de mostarda

Sem comentários:

Enviar um comentário