terça-feira, 13 de novembro de 2012

AO ENTARDECER



Disse Jesus: “Quando um vosso criado regressar do trabalho no campo, qual de vós dirá: “Senta-se e põe-te à mesa. Não lhe dirá, antes: Prepara-me a ceia…. O mesmo se passará convosco: quando fizerdes o que têm a fazer dizei: Somos pobres servos, fizemos o que tínhamos a fazer.” (ver Lucas 17, 7-10) 

“Sempre que neste texto surgem os termos ‘servo’ ou ‘criado’ há que traduzir essas palavras por ‘escravo’. No tempo de Jesus, na Palestina, existia a escravatura (…). 

Pelo que conta este relato, o escravo não tinha direitos (…). Estava à disposição do amo todo o dia (…).
Pois bem, assim há-de ser o princípio ético que deve orientar a conduta do cristão (…). É a atitude utópica da inteira disponibilidade (…). Uma ética assim e uma espiritualidade assim geram uma profundidade inexplicável de humanidade.”



AO ENTARDECER… espaço de busca no final do dia, a partir de pequenos comentários do teólogo espanhol José María Castillo sobre as propostas de Jesus – http://blogs.periodistadigital.com/teologia-sin-censura.php. Os extractos dos comentários são retirados do seu livro “La religión de Jesús – Comentarios al evangelio diario”, editado pela Desclée De Brouwer (Bilbao), 2011.


grão de mostarda

Sem comentários:

Enviar um comentário