domingo, 11 de novembro de 2012

ESCUTAR O AMOR



SONHAR EM GRANDE

A história é testemunha: imaginamos o impossível no mundo físico e cumpre-se (Leonardo da Vinci, Júlio Verne, filmes Strar Trek…); sonhamos mudanças sociais e realizam-se (Luther King, Gandi…). Continuamos a imaginar transformações físicas impossíveis (teletransporte? Viagens no tempo?...). É necessário imaginar e sonhar o humano. É preciso ultrapassar os limites auto-impostos. Pede-o a história. Pede-o a humanidade. Pedem-no, aos gritos, a natureza e o cosmos. Sonhos, muitos sonhos, sonhos abundantes, atrevidos e transgressores.

A abundância de sonhadoras e sonhadores traduz-se no surgimento (e na visibilidade) de profetas e profetisas. É necessário atrever-se: sonhemos em grande! Deus foi o primeiro: sonhou-nos ilimitadamente, ao infinito. A intenção divina primogénita não podia ter ido mais longe: “Façamos a adam à nossa imagem e semelhança” (Gen. 1,26). Disse-o e fê-lo: “Criou-o à sua imagem” (Gen. 1, 27).

Olho para trás e vejo o humano, imagem da divindade, recompilação evolutiva, resumo perfeito na sua imperfeição. Os estratos precedentes partilham a chispa divina, o toque de quem os cria.

Olho o caminho e vejo numerosos místicos e místicas, mulheres e homens da história que o entenderam assim, que ajudaram a expandir a intenção e realização divinas primogénitas, por toda a terra, por todas as galáxias. Místicas, mas também políticas, talvez ocultas e, contudo, eficazes como o grão na terra. O grão na terra que é putrefacção gestante, fertilizante, portador de vida.

Olho para diante e vejo o estádio superior do humano, individual e cósmico, individual e social, no micro e no macro, rompendo as suas próprias fronteiras, mais próximo da sua condição de imagem divina.

Como não sonhar? Como contentar-se com sonhar o pequeno, podendo sonhar em grande? Como não seguir e perseguir, apaixonadamente, a ideia poderosa de Yavé que nos imaginou à sua imagem e semelhança?



Mercedes Navarro, in “21 – la revista cristiana de hoy”, Outubro 2012


grão de mostarda

Sem comentários:

Enviar um comentário