segunda-feira, 12 de novembro de 2012

AO ENTARDECER



Disse Jesus aos discípulos: “… Ficai atentos: se o teu irmão pecar, admoesta-o e, se se arrepender, perdoa-lhe. E se sete vezes ao dia te ofender e sete vezes voltar até ti dizendo que se arrependeu, perdoa-lhe…” (ver Lucas 17, 1-6)

“ (…) A recomendação sobre o perdão a quem ofende (…). Não se trata de andar a repreender todos os que nos ofendem ou de dizer algo desagradável ou que magoe. Trata-se da reconciliação que se deve conceder, sem qualquer limite, a quem nos ofende (…). Jesus deseja união e que se superem as diferenças ou divisões, por muito graves ou repetidas que sejam (…).”

AO ENTARDECER… espaço de busca no final do dia, a partir de pequenos comentários do teólogo espanhol José María Castillo sobre as propostas de Jesus – http://blogs.periodistadigital.com/teologia-sin-censura.php. Os extractos dos comentários são retirados do seu livro “La religión de Jesús – Comentarios al evangelio diario”, editado pela Desclée De Brouwer (Bilbao), 2011.

-------------------------------------------------------------------------
Solicita-nos o movimento Nós Somos Igreja a divulgação do II Colóquio Internacional de teólogas Feministas
 
II COLÓQUIO INTERNACIONAL
DE TEOLOGIAS FEMINISTAS
«Quem me tocou?» (Mc 5,31) – o corpo nas teologias feministas”
16 e 17 de Novembro de 2012
CES/LISBOA
(FÓRUM PICOAS)

Em Novembro de 2011 realizou-se, em Lisboa, o Primeiro Colóquio Internacional de Teologia Feminista, com o título E Sara riu-se – Mulheres que ousaram a desconstrução, e que tinha como objetivos:
- Lançar uma Associação de Teólogas Feministas em Portugal
- Relançar o debate sobre a Mulher na Igreja em Portugal
- Contribuir para o aprofundamento da investigação teológica feminista
- Criar condições para a troca de experiências de investigação entre investigadoras feministas de Teologia a nível nacional e internacional
Um ano depois e já com a criação formal da Associação Portuguesa de Teologias Feministas, o mesmo grupo fundador vai realizar o Segundo Colóquio Internacional intitulado: “’Quem me tocou?’ – O corpo nas teologias feministas”. No meio da multidão, uma mulher toca em Jesus. No meio da multidão, Jesus sente-se tocado por uma mulher e pergunta quem lhe tocou. O presente colóquio pretende trazer para o centro da discussão um facto: as mulheres têm corpo. E o seu corpo, as suas vidas em corpo, lidas, ao longo da história da Igreja e da teologia, como lugar de tentação, são reivindicadas por mulheres como lugar de encontro com o religioso – as teologias feministas têm, pois, corpo. O colóquio abordará esta realidade a partir de diversas perspectivas: embora centrado na teologia, procurará articular este saber com outros saberes.

Dia 16 de Novembro
9:30H – Abertura do II Colóquio Internacional de Teologias Feministas
9:45H - El cuerpo: un territorio en disputa. Cuerpo e identidad en los inícios de la Tradición Cristiana - CÁRMEN BARNABÉ (Espanha)
11:15H - Intervalo
11:45H – “Cântico dos Cânticos” e o elogio da alteridade - ISABEL ALLEGRO DE MAGALHÃES
14:30H "Não é o que entra, mas o que sai da boca que envenena os homens e mulheres" - ANDRÉ BARROSO
15:00H – “Mulheres, que fazeis aqui?” – ANA VICENTE
15:30H - EVA MICHEL
16:00H – Debate
16H45 – Intervalo
17:00H – Entre corpos. Afecto Inclusivo - MARIJKE DE KONING
17:30H – Maria de Lourdes Pintasilgo. “Retratos sem moldura” - HELENA SILVA COSTA
18:00H – JÚLIA GARRAIO
18:30H – Debate
19:00H - Lançamento do livro:
"Mulheres que ousam ficar - contributos para a teologia feminista"

Dia 17 de Novembro
10:00H - Human corporeality in Christian doctrine and symbolism. Historical impact and feminist critique. - KARI ELISABETH BØRRESEN (Noruega)
11:30H - Intervalo
12:00H - Sallie McFague, uma teologia ecológica para o nosso tempo - LUÍSA RIBEIRO FERREIRA
15:00H – Mesa Redonda: “Uma religião com corpo” – MARIA JULIETA MENDES DIAS, MARIA FERNANDA HENRIQUES, MARIA CARLOS RAMOS, TERESA MARTINHO TOLDY, ILDA PIRES

Inscrição prévia obrigatória - pagamento de 20 euros no dia e local do evento". O formulário de inscrição será disponibilizado em breve. Contudo, se deseja inscrever-se desde já, mande, por favor, nome, morada, e-mail e telefone para: toldy@ufp.edu.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário