domingo, 2 de novembro de 2014

ESCUTAR O AMOR



Dia 31 de Outubro (sexta-feira) passaram 74 anos sobre o total isolamento de todos os judeus no ghetto de Varsóvia (Polónia), o maior e mais tenebroso criado pelo regime nazi… Nesse mesmo ano (1940) o irmão Roger chegava a Taizé (França), onde acolheu refugiados, entre os quais muitos judeus.

Ontem, na reflexão ESCUTAR A VIDA, Paula Guerreiro recordou-nos que no tempo presente uma sociedade sem bússola conduzir-nos-á ao vazio interior, ao sem sentido das vidas…
No final do texto (*) em que recorda o seu início de vida em Taizé, o irmão Roger escreve: “A bondade de coração é um inestimável estímulo à acção.” Estas palavras “reescreveu-as” assim Paula Guerreiro: “É tempo de nos pormos a jeito e retificar o rumo. Ir ao encontro da verdade e do amor autêntico.”

Só assim estaremos atentos nos nossos locais de vivência para que não cresçam mais ghettos quantas vezes camuflados. Ghettos desumanizadores que se estendem cada vez mais, infligindo indignidade ao quotidiano de tantas pessoas… 

O irmão Aloïs, de Taizé, recorda-nos que a “vida em abundância que deus nos oferece não começa apenas depois de termos solucionado todas as nossas dificuldades, não! PODEMOS DESCOBRI-LA JÁ NO PRÓPRIO CORAÇÃO DESTAS DIFICULDADES, MESMO HOJE.”
 
(*) “Deus só pode amar”, Gráfica de Coimbra

 grão de mostarda


Sem comentários:

Enviar um comentário