quinta-feira, 29 de março de 2012

AO ENTARDECER

Dia 28 de Março de 2012

– Alguns dos nossos vizinhos ficaram mais sós: uns foram abandonados pela própria família: um rapaz de 28 anos, com problemas psiquiátricos, ficou só e sem alimentos... Outros encontram-se em processo de internamento para desintoxicação de alcoolismo e sentem-se perdidos, indecisos e também baralhados com tantos exames médicos e consultas com psicólogos e técnicos de Serviço Social. Entretanto, um senhor octogenário, com cancro e alzheimer, foi sucessivamente internado, por seis vezes. Acabou por falecer hoje... a família – uma filha deficiente e a esposa, doente do coração – precisou de ser amparada. Foi bonito falarmos do re-encontro com a Vida...
Todas estas situações não têm permitido o envio da reflexão AO ENTARDECER. Pedimos desculpa.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aos judeus que nele acreditaram, Jesus disse: “Se vos mantiverdes fiéis à minha palavra, sereis realmente meus discípulos; entendereis a verdade e a verdade vos tornará livres”... (ver João 8, 31-42)

“ ‘Conhecer a verdade’ é ‘manter-se na palavra de Jesus’. E, mantendo-se na sua palavra, é ser de verdade seu discípulo. Ou seja, o conhecimento da verdade, segundo Jesus, não é uma questão de doutrinas ou teoria, mas sim de fidelidade ao que ele diz e de autenticidade no discipulado.
(...) E isto é o que nos torna livres: ‘conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres’. Se o conhecimento das verdades religiosas não nos torna mais livres, tais verdades não são verdades, mas sim mentiras (...) ”.



AO ENTARDECER… espaço de busca no final do dia, a partir de pequenos comentários do teólogo espanhol José María Castillo – http://blogs.periodistadigital.com/teologia-sin-censura.php –, sobre as propostas de Jesus. Extractos retirados do seu livro “La religión de Jesús – Comentarios al evangelio diario”, editado pela Desclée De Brouwer (Bilbao), 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário