domingo, 6 de janeiro de 2013

ESCUTAR A VIDA



Caríssimas e caríssimos, 

O que “fazemos” dos votos de Ano Novo Feliz que expressámos na noite de 31 de Dezembro? Paula Constantino propõe um caminho: “Começo por perceber que este desejo de mudança tem que acontecer primeiro, e antes de tudo, no meu interior…”. Do desafio da proposta evangélica – “é preciso nascer de novo” – germina o desejo de mudança, sustentado nas palavras do poeta: “Partimos. Vamos. Somos” (ver ANEXO).

Com estima fraterna,

grão de mostarda


Mudança de coração


 Entrámos no Ano Novo e, como de costume, com ele vêm os votos de um “Feliz Ano Novo, que tudo corra bem, que não nos aconteça nada de mal”, ou ainda, o desejo de “Ano Novo, vida nova”.

Tenho reflectido sobre isto nestes dias que são os primeiros deste ano 2013, e pergunto-me a mim mesma o que fazemos nós destes desejos, que sentido têm para a nossa vida ou, indo um pouco mais ao fundo da questão, pergunto-me: afinal o que é que muda em mim? Esta é, para mim, a questão fulcral, porque põe em evidência aquilo que é, deve ser, o essencial na minha vida.

E de que essencial estou eu a falar? Apenas na mudança de folha de calendário, ou na mudança de atitude que me leva à mudança do coração? Aqui está para a mim a essencialidade: mudar o coração. E esta atitude conduz-me ao meu inquieto interior para tentar perceber onde é necessária esta transformação.

Começo por perceber que este desejo de mudança tem que acontecer primeiro, e antes de tudo, no meu interior, e que isso exige uma seriedade enorme sobre o juízo que faço de mim própria, aceitando, por um lado, as minhas fragilidades, e por outro, intuindo o que eu preciso inevitavelmente de mudar. 

Mas esta mudança não acontece verdadeiramente se eu não me deixar envolver pelo Amor de Deus que é Pai, e que por isso se mostra sempre disponível para o perdão e a ternura, com uma complacência tantas vezes desconcertante, própria de quem caminha com uma filha pela mão que sabe muitas vezes frágil e insegura, mas com a certeza do caminho por onde seguir.
 
Jesus disse a Nicodemos: “Não te admires por Eu te haver dito: Tendes de nascer de novo. O vento sopra onde quer; ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é todo aquele que nasceu do Espírito”, (João 7-8)

“Tendes de nascer de novo”. Este é o desafio que ele me lança quando faz nascer em mim este desejo de mudança. Os meus gestos, as minhas atitudes, as minhas palavras e o meu coração têm que ser sinal dessa mudança que ele opera em mim. Como diz o poeta: 

Pelo sonho é que vamos,
comovidos e mudos.


Chegamos? Não chegamos?

Haja ou não haja frutos,
pelo sonho é que vamos.
Basta a fé no que temos,
basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria
ao que desconhecemos
e ao que é do dia-a-dia.


Chegamos? Não chegamos?

Partimos. Vamos. Somos.

Sebastião da Gama

Um bom ano para todos,

Paula Constantino

Sem comentários:

Enviar um comentário