quarta-feira, 4 de abril de 2012

AO ENTARDECER


Dia 3 de Abril de 2012
Jesus sentado à mesa com os discípulos, profundamente comovido, disse-lhes: “Asseguro-vos que um de vocês me vai entregar”. Os discípulos olharam-se perplexos… E um deles perguntou: “Quem é?”. E Jesus disse-lhe: “Aquele a quem eu der um pão untado…” E depois deu-o a Judas. A seguir, Simão Pedro perguntou: “Senhor, aonde vais?” E Jesus respondeu-lhe: “Aonde vou não me podes acompanhar…”. E Pedro replicou: “Irei contigo e darei a minha vida por ti”. Mas Jesus respondeu-lhe: “Tu me negarás, asseguro-te”. (ver João 13, 21-33.36-38)

“(…) A ceia de Jerusalém foi a comoção profunda daquele que se vê atraiçoado, vendido, enganado e abandonado(…). Naquela noite, Jesus começou a sentir que estava só. É o mais duro que pode acontecer a alguém.
O que acorreu ali? Não é fácil saber com segurança os motivos que tiveram Judas e Pedro para fazer o que fizer aquela noite. Interessa mais saber o que fizeram e por que o fizeram. E o que fizeram foi negar a sua fé em Jesus e renegar a sua amizade com Jesus (…) Não entenderam o que o projecto de Jesus não era sobre a base de um triunfo popular, de um êxito político (…).”
  
grão de mostarda

Sem comentários:

Enviar um comentário