segunda-feira, 16 de abril de 2012

AO ENTARDECER


Um fariseu, chamado Nicodemos e chefe judeu, foi ter de noite com Jesus... E Jesus disse-lhe: “Asseguro-te, aquele que não nascer de novo não verá o Reino de Deus”. Mas Nicodemos contestou: “Como poderá um homem como, de certa idade, voltar à barriga de sua mãe?”. Jesus então disse-lhe: “Não estranhes que te tenha dito que é necessário nascer de novo. O vento sopra de onde quer e escutas o seu ruído, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim é aquele que nasce do Espírito” (ver João 3, 1-8)

“’Nascer de novo’ é ‘ser uma pessoa diferente’ (...). Portanto, o que Jesus disse ao fariseu Nicodemos é que a sua vida tinha de mudar de tal forma, que quando alguém o visse, tomava-o por outra pessoa, como se visse a um outro homem. (...)
(...) O que [Jesus] lhe pede [a Nicodemos] é que seja um homem de ‘espírito’ . Que é isso? ‘Espírito’ traduz a palavra grega ‘pneuma’, que significa ‘vento’. Portanto, Jesus pede a Nicodemos que seja como o vento, que ‘não sabes de onde vem nem para onde vai’. Portanto, o que Jesus pede a Nicodemos é que seja livre, ou seja, que, como o vento, não esteja atado a nada nem a ninguém.
Jesus não diz a Nicodemos que faça sempre o que lhe apetece. Porque isso não é liberdade (...). A liberdade, que Jesus propõe, brota do espírito. É liberdade ao serviço da misericórdia, algo tão desconhecido e não frequente que ninguém sabe ‘nem de onde vem nem para onde vai’”.



AO ENTARDECER… espaço de busca no final do dia, a partir de pequenos comentários do teólogo espanhol José María Castillo – http://blogs.periodistadigital.com/teologia-sin-censura.php –, sobre as propostas de Jesus. Extractos retirados do seu livro “La religión de Jesús – Comentarios al evangelio diario”, editado pela Desclée De Brouwer (Bilbao), 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário