quinta-feira, 12 de abril de 2012

AO ENTARDECER

Dia 11 de Abril de 2012

Dois discípulos abandonaram Jerusalém e puseram-se a caminho de uma aldeia chamada Emaús, e iam a discutir os acontecimentos depois da morte de Jesus. Enquanto falavam, Jesus aproximou-se deles, perguntando-lhes do que se tratava. Eles então, admirados daquele caminhante desconhecido não saber o que se passara em Jerusalém por aqueles dias, relataram crucificação de Jesus, sublinhando: “E nós esperávamos que ele fosse o futuro libertador de Israel”. E concluíram: “Alguns dos nossos foram ao sepulcro dele mas não viram, apesar de algumas mulheres afirmarem que uns anjos lhes haviam dito que ele estava vivo”... E ao chegarem a Emaús, convidaram Jesus para permanecer com eles, porque já ia sendo noite. Na mesa, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o e deu-lho. Abriram-se-lhes os olhos e disseram: “Não nos ardia o coração enquanto falava connosco?”... Correram a Jerusalém, onde encontraram os outros discípulos, dizendo: “O Senhor ressuscitou”... (ver João 24, 13-35)
“Seja qual for o ‘valor histórico’ que se conceda a este relato, o ‘significado religioso’ (para a fé) está claro. É o relato que explica o regresso dos que haviam abandonado a comunidade. Por que haviam saído e por que regressaram. Tudo isto é o que explica o episódio dos discípulos de Emaús.
Tinham-se ido porque haviam perdido a esperança. Não a esperança na outra vida, mas sim a esperança nesta vida. Pensam que Jesus já nada tem para eles: ‘esperávamos’. Pensavam que Jesu ia governar o mundo. E fracassou (...).
Escutam o ‘caminhante desconhecido’, acolhem-no (...) Acolher o ‘caminhante desconhecido’ é acolher Deus (...) E abrem-se-lhes os olhos para ver Jesus ao ‘partir o pão’. Assim recuperam as esperanças perdidas e com elas a alegria. É o caminho do retorno.”


Ilustração: Diego Velásquez (Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque-EUA)

AO ENTARDECER… espaço de busca no final do dia, a partir de pequenos comentários do teólogo espanhol José María Castillo – http://blogs.periodistadigital.com/teologia-sin-censura.php –, sobre as propostas de Jesus. Extractos retirados do seu livro “La religión de Jesús – Comentarios al evangelio diario”, editado pela Desclée De Brouwer (Bilbao), 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário