segunda-feira, 23 de abril de 2012

AO ENTARDECER


Pedimos desculpa por, nos últimos dias, não ter sido possível enviar AO ENTARDECER.

As multidões buscavam Jesus. E, encontrando-o em Cafarnaum, perguntaram-lhe: Onde estiveste, quando chegaste aqui? Mas Jesus, percebendo que o procuravam por causa do que havia feito no lugar onde eles tinham comido o pão e ainda sobrara, disse-lhes: “Procurais-me porque ficastes saciados de pão. Trabalhai, porém, por um sustento que dá vida eterna...” E a multidão perguntou-lhe: “E que devemos fazer para trabalhar nas obras de Deus?” Ele, entretanto, respondeu: “A obra de Deus consiste em que acrediteis naquele que ele enviou”. (ver João 6, 22-29)

“A primeira preocupação que sempre tiveram, e continuam tendo, todos os seres humanos é a preocupação pela vida, por ter uma vida saudável e segura (...). [Por isso mesmo,] os dois grandes temas que aparecem constantemente nos evangelhos são a saúde dos enfermos e a comida dos que passam fome, não enquanto esmola para encher o estômago (...).
(...) Aquela multidão não compreendera o significado da multiplicação dos pães. Somente desejavam o pão que naquele dia lhes resolvera o problema da fome. O problema é que, como isso acaba por ser o que somente nos preocupa a quase todos, desse modo não se resolve o problema da fome no mundo (...).
(...) O problema radica na falta de fé, ou seja, na falta de uma motivação superior, de uma vontade e uma força superior, que nos torne sensíveis à solidariedade e à refeição para todos. A solução está em que tenhamos fé n’Ele, ou seja, que ‘a memória subversiva’ de Jesus mobilize as nossas vidas.”



AO ENTARDECER… espaço de busca no final do dia, a partir de pequenos comentários do teólogo espanhol José María Castillo – http://blogs.periodistadigital.com/teologia-sin-censura.php –, sobre as propostas de Jesus. Extractos retirados do seu livro “La religión de Jesús – Comentarios al evangelio diario”, editado pela Desclée De Brouwer (Bilbao), 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário