sexta-feira, 13 de abril de 2012

AO ENTARDECER

Dia 12 de Abril de 2012

Os dois discípulos vindos de Emaús, ao chegarem a Jerusalém, contaram aos companheiros o que lhes havia acontecido: que haviam reconhecido Jesus, ao partir o pão. E enquanto contavam isto, Jesus fez-se aparecer e disse: “A paz esteja convosco... Olhem para as minhas mãos e para os meus pés. Sou eu mesmo... E vocês são testemunhas destas coisas.” (ver Lucas 24, 35-48)

“Os relatos das aparições querem destacar a identidade entre o Crucificado e o Ressuscitado (...). Por isso, o Ressuscitado mostra, como sinais da sua identidade, as suas mãos e os seus pés (...). O importante aqui está em que os sinais de identidade do Ressuscitado são todos os sinais de identidade humana: mãos, pés, carne, ossos, comer...
Portanto, o que foi exaltado na Glória, não continua apenas a ser identificado com o humano, mas é precisamente no humano onde ele pode ser identificado (...) ”



AO ENTARDECER… espaço de busca no final do dia, a partir de pequenos comentários do teólogo espanhol José María Castillo – http://blogs.periodistadigital.com/teologia-sin-censura.php –, sobre as propostas de Jesus. Extractos retirados do seu livro “La religión de Jesús – Comentarios al evangelio diario”, editado pela Desclée De Brouwer (Bilbao), 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário