quarta-feira, 2 de maio de 2012

AO ENTARDECER


“ (...) quando falamos de Deus, tropeçamos num problema que não tem solução: conciliar a omnipotência e a bondade de Deus com o mal que existe no mundo. Perante tanta desgraça, ou Deus não é tão poderoso como dizem; ou não é tão bom como o imaginamos.
(...) Aqui é onde aparece a genialidade do Evangelho, quando Jesus diz: ‘o que a mim me vê, vê o que me enviou’ (...). De modo que a genialidade do Evangelho está em que, a partir de Jesus, não se trata de aplicar atributos divinos ao modesto judeu de Nazaré, mas sim entender a Deus a partir das convicções humanas de Jesus.
Deus, portanto, é tão humano como Jesus. E tão próximo dos pobres, dos enfermos, dos que sofrem, dos que se sentem atormentados por dúvidas e sentimentos de culpa, como o foi Jesus. Por isso, Jesus diz que ‘acreditar’ nele é ‘acreditar’ em Deus.”


 AO ENTARDECER… espaço de busca no final do dia, a partir de pequenos comentários do teólogo espanhol José María Castillo – http://blogs.periodistadigital.com/teologia-sin-censura.php –, sobre as propostas de Jesus. Extractos retirados do seu livro “La religión de Jesús – Comentarios al evangelio diario”, editado pela Desclée De Brouwer (Bilbao), 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário