quarta-feira, 23 de maio de 2012

AO ENTARDECER


Jesus disse: “Abbá, que aqueles que me deste sejam um, como nós somos um. Que eles tenham a minha própria alegria. Não te peço que os retires do mundo... E santifica-os na verdade” (ver João 17, 11b-19)

“Jesus pede três coisas para a sua comunidade de discípulos. Antes de tudo, Jesus pede unidade. E não uma qualquer unidade (...) união de seres que supera todas as desuniões que podem existir nesta vida. É o principal por que se têm de esforçar aqueles que afirmam ou pensam que seguem Jesus.
Em segundo lugar, Jesus pede alegria. (...) A grande preocupação de Jesus é que se sintam felizes, que neles se reproduza a experiência de gozo profundo, que supera os piores momentos, de forma que o clima humano neles são seja o medo, a culpa, a ansiedade ou a obscuridade (...).
Em terceiro lugar que vivam na verdade. (...) a verdade aqui não é a que podem ensinar os filósofos. Nem algo que se situa no plano das teorias e dos conhecimentos. Viver na verdade é viver na fidelidade, que nos é possível, à Palavra, que é o próprio Jesus.”


AO ENTARDECER… espaço de busca no final do dia, a partir de pequenos comentários do teólogo espanhol José María Castillo – http://blogs.periodistadigital.com/teologia-sin-censura.php –, sobre as propostas de Jesus. Extractos retirados do seu livro “La religión de Jesús – Comentarios al evangelio diario”, editado pela Desclée De Brouwer (Bilbao), 2011.

grão de mostarda

Sem comentários:

Enviar um comentário