domingo, 20 de maio de 2012

ESCUTAR A VIDA


Caríssimas e caríssimos, 

Como (re)construir o tempo de esperança? Como pequeninas luzinhas na escuridão, a bondade de coração marca a diferença na noite deste tempo que nos impõem. O exemplo de uma mulher, logo após o fim da II Guerra Mundial, anima-nos a avançar, mesmo com poucos meios... “A bondade de coração é um inestimável estímulo à acção”, recorda-nos o irmão Roger. 

Esta reflexão de Escutar a vida, que nos pertencia escrever no passado fim-de-semana só agora vos chega. Pedimos desculpa. As solicitações dos vizinhos têm sido quase permanentes...

A bondade de coração: um estímulo à acção

As três últimas reflexões de ESCUTAR A VIDA têm um fio condutor comum: o valor da Vida. Da vida humana e da vida da Terra, que nos acolhe, e redescobri-la no que é essencial, no seu mais profundo sentido, numa atitude respeitosa de simplicidade e sobriedade (1). Aqueles três textos remetem-nos para situações diversas de defesa da Vida. Na reflexão de Olga Dias, dá-se conta de decisões de uma economia de ganância no desmantelamento da Terra e de comportamentos desumanos recentes, levados a cabo por interesses políticos... Nos textos de Adérito Marcos e de Paulo França somos convidados a olhar modos generosos de viver numa modéstia digna, capaz de ser geradora de gestos solidários, que se começam a edificar desde o ambiente familiar.

Um futuro harmonioso para a Terra e para a vida humana só será possível sem a ganância de uma economia enganadora, a diversos níveis – desde a gestão dos bens da Natureza à produção alimentar; da organização dos modelos empresariais ao sistema financeiro por que somos dirigidos. Um futuro respeitoso pelos Direitos Humanos só se tornará realidade a partir de decisões políticas generosas, sem dependências de interesses financeiros. 

“Actualmente grande parte da economia é regida pelo capital financeiro, quer dizer, por aqueles papéis e derivativos que circulam no mercado de capitais e que são negociados nas bolsas do mundo inteiro. Trata-se de um capital virtual que não está no processo produtivo...” Nesta realidade, retratada por teólogo Leonardo Boff (2), é que se desenvolve um sistema financeiro onde reina a especulação: “dinheiro fazendo dinheiro sem passar pela produção”, conclui Leonardo Boff.

Se um desejo interior não nos impulsionar ao caminho inverso daquele que, ainda hoje, estamos a percorrer, a Vida permanecerá? 

Ainda há uma semana, em Portugal e por toda a Europa, largos milhares de pessoas saíram à rua a exigir a responsabilização no exercício do poder político e da banca pela situação que se vive, ao mesmo tempo que se chamava a atenção para a urgência de uma nova atitude perante os recursos estratégicos, por parte do domínio público... As palavras que mais se escutaram e viram inscritas em cartazes foram as que formulavam o direito a uma “economia social solidária”. 

Economia social e solidária. Expressão que em si mesma afirma a profundidade de consciência de quem se manifesta. De quem, por direito, exige aos que exercem o poder público uma economia redistributiva, apenas. Do que se trata é de um novo paradigma para a gestão do sistema produtivo: que assuma uma função social e que não exista, tão somente, pelo lucro, sem olhar à necessidade social do produto ou do serviço. Por outro lado, quando se exige uma economia solidária, pede-se respeito pela Natureza e por quantos seres humanos que não têm capacidades de participarem na criação da sua subsistência. Este conceito está, hoje, completamente ignorado dos memorandos dos poderes políticos, nacionais e supranacionais, como a União Europeia... Os problemas do Ambiente e a solidariedade com os mais frágeis foram esquecidos das agendas políticas. O discurso que se escuta é do aumento da produtividade, a custos mínimos, sem direitos, para os trabalhadores e para a Natureza, cada vez mais depauperados. Os humanos e os bens da Terra...

Como (re)construir o tempo da esperança? Escutar o coração, na sua mais original sabedoria, a sabedoria da bondade. Um tempo de esperança só se preparar e cuidar com gestos de bondade... De uma bondade responsável. “A bondade de coração é um inestimável estímulo à acção” (3), conclui o irmão Roger num texto em que rememora a decisão de uma das suas irmãs, Geneviève, que após a 2ª Guerra Mundial decidiu responder ao seu apelo para, em Taizé, cuidar de crianças que,  durante aquele conflito armado, tinham perdido as suas famílias.

Não são necessários muitos meios, muitas das vezes, para fazer surgir gestos que marquem um novo relacionamento humano ou uma atitude responsável para com a Natureza. “Alguns ficam surpreendidos pela inquietude perante o futuro e sentem-se paralisados”, reconhece o irmão Roger, realçando que “uma paz na terra prepara-se na medida em que cada um se atreve a perguntar a si mesmo: estou disposto a buscar a paz interior, a avançar desinteressadamente? Inclusivamente sem nada, posso ser fermento de confiança onde vivo, com uma compreensão pelos outros que crescerá cada vez mais?”.

Fixemos o olhar em Geneviève que, na precariedade de um quotidiano de pós-guerra, se atreveu a mudar de vida – na Suíça, era pianista com formação académica – para permitir um “tempo de confiança” àquelas crianças... 

Como pequeninas luzinhas na escuridão, a bondade de coração marca a diferença na noite deste tempo que nos impõem.

Com estima fraterna,
grão de mostarda



(1) Os textos de Adérito Marcos (23/4) e Olga Dias (29/4) e Paulo França (5/5) podem ser consultado em: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000302334921
(2) http://leonardoboff.wordpress.com/page/3/
(3) “La paz empieza en nosotros mismos” in Presientes una felicidad? (PPC, Madrid, 2006)

Sem comentários:

Enviar um comentário