segunda-feira, 28 de maio de 2012

AO ENTARDECER


Um jovem aproximou-se de Jesus e perguntou: “Que tenho de fazer para ter como herança vida eterna?”. Jesus, olhando-o com carinho disse-lhe: “Falta-te uma coisa: vende o que tens, reparte-o pelos pobres, e assim terá um tesouro no céu. E depois, vem e segue-me...”. O jovem, com um rosto muito pesaroso, foi-se embora. Era muito rico. E Jesus voltando-se para os discípulos disse: “Que difícil vai ser aos ricos entrarem no reino de Deus”. (ver Marcos 10, 17-27)

“ (...) O abandono da riqueza e o seguimento de Jesus é o nó da questão. Este relato vem dizer-nos que o maior impedimento para amar os outros é o apego e a confiança no dinheiro. De modo que, em definitivo, o que Jesus afirma é que só pode amar de verdade os outros quem coloca o dinheiro (e a confiança no dinheiro) no seu devido lugar. E o seu devido lugar é a utilidade social, a ajuda ao necessitado e, sobretudo, a justiça. Só aquele que olhar assim as coisas pode seguir Jesus. E somente esse é que pode entrar no Reino de Deus.”


AO ENTARDECER… espaço de busca no final do dia, a partir de pequenos comentários do teólogo espanhol José María Castillo – http://blogs.periodistadigital.com/teologia-sin-censura.php –, sobre as propostas de Jesus. Extractos retirados do seu livro “La religión de Jesús – Comentarios al evangelio diario”, editado pela Desclée De Brouwer (Bilbao), 2011.
grão de mostarda

Sem comentários:

Enviar um comentário