quinta-feira, 17 de maio de 2012

AO ENTARDECER

Jesus disse aos seus discípulos: “Andais preocupados por vos ter dito: ‘Dentro de pouco já não me vereis e pouco depois me vereis?’. Pois assegurou-vos que chorareis e lamentar-vos-eis enquanto o mundo se alegrará. Estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.” (ver João 16, 16-20)

“Jesus perscruta a tristeza dos discípulos. (...) Jesus sabe que está a falar com homens adultos e de convicções. Homens que são propriamente uns cobardes. Mas Jesus também sabe que as convicções que os discípulos assumiram como suas não são as convicções dominantes nos ambientes nos quais eles vão viver e trabalhar. Vão ter um futuro enredado de problemas. E Jesus sabe-o.
(...)
Vemo-lo presente [a Jesus] na força de transformação actuante em tantas pessoas e grupos que no silêncio vão tornando presente o Evangelho na nossa história (...).”



AO ENTARDECER… espaço de busca no final do dia, a partir de pequenos comentários do teólogo espanhol José María Castillo – http://blogs.periodistadigital.com/teologia-sin-censura.php –, sobre as propostas de Jesus. Extractos retirados do seu livro “La religión de Jesús – Comentarios al evangelio diario”, editado pela Desclée De Brouwer (Bilbao), 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário