segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

AO ENTARDECER


Ao desembarcar em Genesaré as populações reconheceram Jesus. Então, começaram a levar-lhe os doentes em macas. Em qualquer lugar aonde ele fosse, colocavam-lhe na frente os que precisavam de cura, tentando tocar o seu manto. E os que lhe tocavam ficavam curados. (ver Marcos 6, 53-56)

“Neste sumário não se apresenta Jesus como mestre que ensina, mas sim como terapeuta que dá vida. A missão de Jesus é recuperar o ser humano de tudo o quanto o aflija: para que tenha saúde, alimentação e meios de vida, direitos e dignidade, esperança e sentido de vida.
(...)
Os doentes que tocavam Jesus ficavam curados. Na Lei religiosa de Israel proibia-se o contacto com diversas categorias de doentes (...). Aqui acontece exactamente o contrário: o contacto com Jesus, não só não torna Jesus impuro, como também cura o enfermo. O legalismo religioso é estéril e mancha; a proximidade humana dá vida”.



Ilustração: ©Gui Mangieri (2006)

AO ENTARDECER… espaço de busca no final do dia, a partir de pequenos comentários do teólogo espanhol José María Castillo – http://blogs.periodistadigital.com/teologia-sin-censura.php –, sobre as propostas de Jesus. Extractos retirados do seu livro “La religión de Jesús – Comentarios al evangelio diario”, editado pela Desclée De Brouwer (Bilbao), 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário