sábado, 25 de fevereiro de 2012

DE QUE MUNDO SOMOS?

Caríssimas e caríssimos,

Um homem decidiu colocar, diariamente, uma flor, juntamente com uma mensagem, no Metropolitano de Lisboa...  (ver: pt-br.facebook.com/SINALDEALARME).

A reflexão De que mundo somos? que, nesta semana, Luísa Alvim partilha com o pe. Valentim e connosco (ver ANEXO), remete-nos, a partir daquele gesto simbólico, para a urgência “na confiança das boas obras por nós praticadas”, uma felicidade comungada por todas e por todos que desde o mais fundo da noite da humanidade ansiamos. Esta felicidade reconhecemo-la nas bem-aventuranças que Luísa Alvim recupera – “Enxugando as lágrimas dos que choram e penam com tantas dificuldades, o bem que muitos fazem, realiza na Terra aquela promessa divina, orvalho de esperança”. E a noite da humanidade será iluminada quando nos decidirmos a que “as bem-aventuranças sejam a nossa linha de metro diária”.

Fraternalmente,

grão de mostarda


Luísa Alvim, cristã empenhada na paróquia católica de S. Victor, em Braga – os seus “diários” da catequese no Facebook constituem verdadeiras parábolas sobre o Amor Infinito --, é também membro do Metanoia – movimento de profissionais católicos. Técnica superior (área de Biblioteca e Documentação), na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão – actualmente a trabalhar na Casa de Camilo - Museu e Centro e Estudos –, diz-se uma “sonhadora do impossível”.
Valentim Gonçalves é pároco da comunidade católica de S. Pedro do Prior Velho, desde a sua constituição como paróquia, em Outubro de 1999. Porém, a população do Prior Velho (concelho de Loures) já conhece este missionário do Verbo Divino desde há duas décadas, quando começou a empenhar-se no serviço aos moradores da Quinta da Serra – bairro ilegal, constituído maioritariamente por imigrantes africanos. Vice-provincial da sua congregação e membro da Comissão de Justiça e Paz dos Institutos Religiosos, ainda desenvolve trabalho na antiga Quinta do Mocho (actual Terraços da Ponte, em Sacavém), igualmente habitado por uma imensa população de imigrantes africanos.


Viva caríssimo Valentim!

Aristóteles definindo a felicidade, chama-lhe a virtude em acção, como fazendo-nos sentir que, sem que a nossa alma repouse na confiança das boas obras por nós praticadas, não há nem pode haver felicidade possível neste mundo.

Foi propositado ir às antigas fontes procurar uma fundamentação para os dias atuais, pois gostaria de hoje, nesta carta, olhar a realidade com mais confiança na esperança e realçar que o mundo está sustentado em atos de benevolência ímpar e anónima, desde sempre, fruto do trabalho de muitas almas de semblante repleto de luz de um bem supremo, que se multiplicam em gestos de mil confortos para os desventurados da vida.
Enxugando as lágrimas dos que choram e penam com tantas dificuldades, o bem que muitos fazem, realiza na Terra aquela promessa divina, orvalho de esperança, que nas trevas de todo o infortúnio, a vida será saciada e risonha: “Felizes vós, os que agora tendes fome, porque sereis saciados. Felizes vós, os que agora chorais, porque haveis de rir.” (1).

Os filósofos e outros pensadores dedicaram muito do seu tempo a discutir teorias de política humanista e políticas públicas, podemos até conseguir entrever quais os mais autênticos que defenderam a verdadeira democracia que poderá igualizar a nossa sociedade. Mas, como sustentava, na sua última carta, as pessoas terão que viver “a cidadania como atitude comprometida com o viver em comum e não como peões jogados apenas em momentos de eleições”. As Igrejas também se posicionam nesta corrida pelo bem do próximo, mas como bem afirmava em relação à Igreja Católica “tem havido muita religião e pouca fé; muita religião ligada ao dever e pouco ligada ao melhor legado que Jesus nos deixou e que foi a sua proximidade e a sua preocupação pela vida/felicidade dos outros.”

Foi título do Público, no dia 12 fevereiro: “A pobreza não acontece de repente, vai corroendo a vida devagarinho” (2), narra histórias de vida daqueles que vivem na fronteira da pobreza e se não houver nenhum “espírito de comunidade”, as situações de precariedade vingarão. Estou convencida que a instauração deste novo mundo, que Jesus inaugura, terá que ser urgentemente protagonizada com um pensar coletivo, um “espírito de comunidade” que pense o bem comum, que penso no “nós” da comunidade de hoje.

Gostaria de salientar um gesto, que pelo seu simbolismo, e por não ser um exemplo de prática assistencialista característico das nossas Igrejas, é um paradigma sobre o destinar a felicidade ao outro: o projecto “Sinal de Alarme”, que tem andado a distribuir flores e mensagens de amor pela linha azul do Metro de Lisboa, há mais de dez meses. Todos os dias, uma flor viaja clandestinamente no metro de Lisboa, porque um homem, de nome José, propôs-se a espalhar o amor pela capital durante um ano, com flores e poesia para quem as quiser apanhar, sem nunca falhar um único dia. A flor e a mensagem são colocadas no sinal de alarme da última carruagem do metro. 

Porque é mesmo um sinal de alarme: falta amor, falta espalhar felicidade aos outros, falta saciá-los com o que temos de melhor (e não com o que nos sobra), falta oferecer o riso e a alegria para que as bem-aventuranças sejam a nossa linha de metro diária. 

Ditosos são os que dispõem da força, da energia e do coração benevolente, que Deus lhes deu, para colocar a virtude em ação, em teorias e em práticas de salvação mútua.

Abraço fraterno,

Luísa Alvim, que acredita que será possível colocar uma “flor e uma mensagem de amor” no sinal de alarme do nosso irmão. 

([1]) Lucas 6, 21

Sem comentários:

Enviar um comentário