segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

AO ENTARDECER


Os fariseus discutiam com Jesus para o experimentar em relação à doutrina, pedindo-lhe um sinal... Mas Jesus, dirigindo-se a uma embarcação para sair dali com os seus, disse: “Por que pede esta geração um sinal? Asseguro-vos que a esta geração não lhe será dado nenhum sinal”. (ver Marcos 8, 11-13)

“Os fariseus eram um grupo religioso-político de judeus devotos que, segundo parece, se tinham organizado um século e meio antes de Cristo. A sua principal particularidade era a importância que davam ao estudo e à prática da Lei religiosa e das suas minuciosas interpretações. Preocupava-os, sobretudo, a pureza ritual e sexual, a observância do sábado e os ritos do Templo. Muitos deles, como é lógico, julgavam estar mais perto de Deus que os demais.
(...)
Quando nos evangelhos se fala ‘desta geração’ (Mateus 11, 16; Lucas 7, 31; Mateus 23, 36; Lucas 11, 50; Mateus 12, 42; Lucas 11, 31; Mateus 13, 45) quer-se falar de gente sem fé, que não tem boas intenções. Jesus vem dizer que as pessoas, aquelas a quem interessam mais os sinais extraordinários do que ao Evangelho, são gente sem fé (...). Por isso, Jesus os deixou (aos fariseus), deslocando-se a outro lugar”.



AO ENTARDECER… espaço de busca no final do dia, a partir de pequenos comentários do teólogo espanhol José María Castillo – http://blogs.periodistadigital.com/teologia-sin-censura.php –, sobre as propostas de Jesus. Extractos retirados do seu livro “La religión de Jesús – Comentarios al evangelio diario”, editado pela Desclée De Brouwer (Bilbao), 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário