quinta-feira, 14 de junho de 2012

AO ENTARDECER

Dia 13 de Junho de 2012

Jesus disse: “Não acrediteis que vim para abolir a lei e os profetas. Não vim para a abolir, mas sim para lhe dar plenitude...” (ver Mateus 5, 17-19)

“ (...). O nuclear para Jesus é a felicidade dos humanos. De modo que se torna no sal e na luz deste mundo. Mas, então, não é isso acabar com a religião? O que resta da lei e dos profetas?
Jesus confronta quem, tanto ontem como hoje, se coloca tais questões. O ponto de vista de Jesus é muito claro: ‘Não vim para suprimir (katalýo) a lei e os profetas, mas sim para levar tudo isso à sua plenitude (pleróo) ‘. Com isto Jesus quis dizer, coerentemente, que a religião alcança a sua plenitude, não quando se centra em si mesma e se reduz à perfeita observância dos seus ritos e normas. A religião alcança a sua plenitude quando ela deixa de ser o centro e se coloca ao serviço da felicidade humana (...).”


AO ENTARDECER… espaço de busca no final do dia, a partir de pequenos comentários do teólogo espanhol José María Castillo – http://blogs.periodistadigital.com/teologia-sin-censura.php –, sobre as propostas de Jesus. Extractos retirados do seu livro “La religión de Jesús – Comentarios al evangelio diario”, editado pela Desclée De Brouwer (Bilbao), 2011.

grão de mostarda

Sem comentários:

Enviar um comentário